Como funciona

O match perfeito entre você e seu futuro emprego

São muitos os obstáculos que as pessoas que procuram trabalho passam. Não ter conhecimento da vaga é apenas um deles.

CONHEÇA MAIS

Com avanço do coronavírus, veja dicas para fazer home office sem perder produtividade e concentração.

Acordar no horário, resistir à tentação de ficar de pijama e preparar o ambiente são algumas das principais recomendações. Torne o ambiente tranquilo e liste tarefas para manter o foco.

Por G1 13/03/2020 06h00

 

Na esteira do avanço do novo coronavírus, após a declaração de pandemia feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira (11), empresas no Brasil e no mundo estão orientando seus funcionários a trabalhar de casa — o chamado home office.

"É importante enviar um comando para o cérebro de que não é fim de semana, feriado ou férias. E como se faz isso? Acordando cedo e se arrumando como se fosse trabalhar, principalmente", diz Tathiane Deândhela, especialista em produtividade pela FGV e autora do livro "Faça o tempo trabalhar para você".

 

Abaixo, veja dicas para manter a disciplina e ministrar corretamente o tempo de trabalho sem dispersões.

 

Tempo

Ative despertadores com horários de início e término da jornada. Também conte, no relógio, o tempo destinado à refeição. É importante alinhar o tempo com chefe e equipe para reportes rotineiros e eventuais reuniões virtuais.

 

Vestuário

Resista à tentação de trabalhar de pijama e vista roupas formais, como um dia normal no escritório — isso ajuda o cérebro a "entender" que é hora de trabalho e não de relaxamento, além de evitar surpresas, caso você precise fazer uma chamada de vídeo de repente.

 

Local

Sente-se com postura em um ambiente apropriado, com mesa e cadeira em alturas confortáveis. Tente ficar em um cômodo propício para isso, com uma escrivaninha, e sem televisão e "entra e sai" de terceiros.

Se não for possível, o jeito é usar a mesa de jantar ou da cozinha mesmo — mas lembre-se de desligar a televisão e tirar de vista objetos que possam causar distração, como o telefone da casa.

Também cuide do ambiente ao redor: a temperatura tem que estar agradável e o ambiente deve ser iluminado, preferencialmente, com luz branca.

 

Computador

Em casa, costumamos ter notebooks, que são convencionalmente menores e mais baixos que desktops, os chamados "computadores de mesa" usados em escritórios. Para que ele fique na altura do olhos, vale apoiar o notebook em livros empilhados ou alguma caixa, regulando até que a altura fique adequada.

Cheque a qualidade da internet com antecedência e comunique seu chefe, imediatamente, se houver algum problema de rede.

E, uma vez em casa, não se esqueça de redobrar os cuidados com a confidencialidade das informações do seu trabalho.

 

Trabalho em equipe

Graças à tecnologia, também é possível fazer reuniões e conferências de forma remota, o que evita aglomerações e contato próximo com abraços, beijos e apertos de mão.

Combine e realize reuniões virtuais periódicas entre os integrantes da equipe. A prática permite que todos estejam alinhados e saibam o que cada um está desenvolvendo.

 

Foco

Como é mais fácil se distrair em casa, adote truques que ajudam a manter a concentração como listar tarefas e definir um tempo para cada uma delas -- e vá riscando à medida que elas forem sendo cumpridas.

 

Redes sociais

Algumas empresas bloqueiam redes sociais nos dispositivos internos do escritório, o que fica "liberado" no computador pessoal. Para resistir ao desejo de checar as notificações, faça log off de sites como Facebook, Twitter e Instagram.

 

Alimentação

Pare para comer no horário habitual e não faça refeições pesadas e nutritivamente baixas que você não faria se estivesse no escritório. Antes de começar a trabalhar, deixe uma garrafa de água ao seu alcance e encha quando achar necessário.

 

Filhos

Se as escolas suspenderem as aulas (o que já tem começado a acontecer), também vai ser uma novidade para a criança ficar em casa durante a semana. Como a medida está sendo tomada para evitar a disseminação de uma doença contagiosa, a criança também precisa passar pelas recomendações de evitar aglomerações e contato próximo com terceiros — por isso, nem sempre vai ser uma boa ideia deixá-la com a turminha do condomínio, por exemplo. Ai vale o bom senso: não chame amiguinhos para brincar em ambientes fechados e deixe a criança em repouso se estiver doente.

Em casa, converse com ela sobre a importância do que está fazendo e a necessidade de não ser interrompido por qualquer coisa.

Se a idade da criança demandar supervisionamento constante, faça escalas com quem mais morar na casa ou quem puder ajudar nessa tarefa.


Que essas dicas do G1 possam contribuir com sua produtividade nesse período de atenção e cuidados. 

Sucesso!!

REDES SOCIAIS

© 2019. Tiachei - Seu emprego a um toque. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Maquinarama