Como funciona

O match perfeito entre você e seu futuro emprego

São muitos os obstáculos que as pessoas que procuram trabalho passam. Não ter conhecimento da vaga é apenas um deles.

CONHEÇA MAIS

Como futuristas lidam com a incerteza?

Por Priscila Gomes


Há muito tempo a incerteza não se fazia tão presente em nossas vidas e em nossas empresas. Com a pandemia do Corona Vírus, eventos estão sendo cancelados, empresas estão paralisando suas atividades, as pessoas estão evitando de sair de casa. Todo mundo está se sentindo ansioso. De repente, estamos lidando com mudanças sem precedentes e abrangentes.

Com as empresas não é diferente. Segundo Amy Webb, a ansiedade corporativa pode se espalhar rapidamente e fazer com que líderes e equipes tomem más decisões. Sem respostas concretas para perguntas sobre o futuro, a ansiedade corporativa aumenta. É um ciclo vicioso e terrível.

Para evitar esse cenário, é preciso se preparar. Para issos, os futuristas usam uma ferramenta simples em tempos de profunda incerteza. Chama-se Eixos da Incerteza.

Quer saber como utilizá-la? Siga os passos a seguir.

Passo 1: discutir incertezas externas

Incertezas externas são mudanças perturbadoras sobre as quais você não tem controle direto. Utilizamos quatro grandes categorias de incertezas externas, incluindo:

·       Fatores econômicos (tendências e forças macroeconômicas que moldam nossas economias, a distribuição de riqueza);

·       Fatores sociais (mudanças na saúde e educação públicas, mudanças demográficas e populacionais, mudanças ambientais);

·       Política e ativismo (regulamentação, ordens executivas, acordos comerciais, eleições, uso de mídias sociais); 

·       Progresso tecnológico e científico.

 

Escreva cada incerteza usando estados opostos, como você vê no exemplo a seguir:


 

Ao pensar em incertezas, tente categorizá-las usando um modelo como este:


Vamos ver um exemplo:


Procure gerar o máximo de possibilidades possíveis. Peça a ajuda do seu time!

Passo 2: discutir incertezas internas 

Incertezas internas (ou conhecidas) são alterações perturbadoras sobre as quais você tem algum controle direto. Em uma empresa, isso pode ser algo como: desenvolvimento da força de trabalho, novas contratações, alocações de orçamento, decisões que a liderança executiva tomará, esforços de marketing, esforços de P&D, investimentos e afins. 

Novamente, gere uma lista de incertezas usando estados opostos, como você vê acima e fez na Etapa 1.

Passo 3: selecione duas incertezas e coloque-as em eixos opostos

Escolha duas de suas incertezas de diferentes categorias (exemplo: Econômico e Social, ou Econômico e Interno) e coloque-as em eixos opostos, como no exemplo abaixo:





Seu objetivo é encontrar resultados plausíveis em que você nunca pensou antes, então tente conectar duas incertezas que normalmente não combinariam.

Passo 4: Escreva um título para cada quadrante

Os títulos devem descrever como seria um estado futuro se cada uma das incertezas acontecesse, como no exemplo a seguir.


Você pode usar suas incertezas externas e internas. Veja como decidir quais usar, dependendo de seus objetivos:

·       Externo - Externo: para uma visão ampla dos estados futuros, ver os disruptores externos mais cedo;

·       Externo - Interno: para conectar interrupções externas a incertezas específicas em sua organização;

·       Interno - Interno: para ver opções táticas e estratégicas que podem ser buscadas;

Etapa 5: rotule cada quadrante

Este passo é importante. Rotule cada quadrante para ajudá-lo a triangular e priorizar as ações que você realizará. Os rótulos serão:

·       Oportunidade a curto prazo;

·       Oportunidade a longo prazo;

·       Risco a curto prazo;

·       Risco de longo prazo;

·       Risco Existencial.

Lembre-se, não estamos apenas tentando imaginar resultados. Esta não é uma atividade passiva. Estamos procurando riscos cedo para podermos mitigá-los, e melhor, transformar esse risco em oportunidade.


Passo final: encontre sua ação

Agora que você identificou estados futuros plausíveis, deve executar algum tipo de ação. 

Pode ser simples e fácil: se você revelou uma oportunidade em potencial, faça mais pesquisas e explore a ideia com mais profundidade. Se você revelou uma possível ameaça, converse com seus colegas e continue desenvolvendo seu cenário, permitindo-se levá-lo ao extremo. 

Dica: Você pode continuar usando os eixos de incerteza da sua organização antes de uma sessão de planejamento estratégico mais detalhada ou para complementar seu processo de visão de longo prazo. Os Eixos são uma ferramenta essencial usada por futuristas. 

Obs: Tradução adaptada do artigo de Amy Webb, encontrado em https://medium.com/swlh/how-futurists-cope-with-uncertainty-a4fbdff4b8c6

 

Priscila Gomes é Administradora de empresas, especialista em gestão de pequenos negócios e em gestão de projetos, analista do Sebrae e empresária.

REDES SOCIAIS

© 2019. Tiachei - Seu emprego a um toque. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Maquinarama